Quem foi o homem responsável pela ultima ceia de Jesus ?
Onde teria acontecido a última ceia ?
Essa pergunta foi objeto de um acalorado debate pro séculos .Finalmente pensamos ter uma resposta !
Por séculos , quando os peregrinos cristãos visitavam Jerusalém ,eram levados a um “cenáculo” no atual monte Sião ; e ali leriam ou contariam a história da última ceia . De fato , esse é um lugar tradicional que não pode ter data segura anterior ao período das Cruzadas ,e essa sala era usada como local de oração pelos muçulmanos durante o período Turco . Com certeza não é o lugar onde Jesus compartilhou a refeição da Páscoa com Seus discípulos na noite de Sua prisão .
Esse local foi destruído há muito tempo.
Se este não foi o local da última ceia , então onde devemos procurá-lo ?
No primeiro século os homens não costumavam levar água por ser uma função para mulheres .
Então porque este homem estaria carregando água ? Nossa resposta está em duas fontes não relacionadas : o Novo testamento e os escritos de Flávio Josefo , historiador judeu do primeiro século
Em lucas lemos
A última páscoa - A santa ceia
Lucas 22
10 Respondeu-lhes: Quando entrardes na cidade, sair-vos-á ao encontro um homem, levando um cântaro de água; segui-o até a casa em que ele entrar.
11 E direis ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?
12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei os preparativos.
13 Foram, pois, e acharam tudo como lhes dissera e prepararam a páscoa.
Por que um homem estaria carregando água ?
Talvez porque fosse um Monge essênio
Josefo historiador nos diz que em 31 d.C houve um grande terremoto , que destruiu o monastério essênio de Oumran .
Herodes o Grande concedeu um lugar na Cidade Alta de Jerusalém aos essênios , para que estabelecessem ali um monastério , e estes transferiram sua sede para Jerusalém .
Essa área era conhecida como Bairro Essênio
Depois da morte de Herodes , O Grande em 4 a.C , os essênios voltaram ao deserto da Judéia e reconstruíram seu monastério em Jerusalém .Talvez tenha sido neste lugar que Jesus participou da última ceia , a Páscoa , com Seus discípulos . Não há explicação melhor do porquê deste homem estar carregando água e do porquê de Jesus querer que Seus discípulos seguissem o tal homem.
Onde se localizava este monastério essênio de Jerusalém ?
Até a metade dos anos 1980 , ninguém tinha qualquer idéia a esse respeito .
Por volta desta época , porém , foram encontrados vestígios de um portão não muito longe do cenáculo tradicional , atrás da Abadia da Dormição no monte Sião , com a inscrição : Portão dos Essênios . Agora sabemos onde se localizava o monastério .Uma nova escavação foi providenciada a fim de recuperar o lugar onde Jesus comeu a última ceia com Seus discípulos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário