radio david

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

...estudo sobre....O ano do Jubileu ...............O Ano Sabático ..............O motivo pelo qual Deus permitiu o exilio babilônico


  
Versiculos do dia
  
“ Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar ,segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13)
  
“Tendo por certo isto mesmo ,que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6)
  
“Nada façais por contenda ou por vanglória , mas por humildade ; cada um considere os outros superiores a si mesmo” --------
  
Fonte de consulta (O novo comentário bíblico do Antigo Testamento com recursos adicionais.....Editores Earl D.Radmacher . Ronald B. Allen . H. Wayne House .......Editora Central gospel (Pagina 252)
  
Estudo de hoje
  
..........O ano do Jubileu
  
...............O Ano Sabático
  
..............O motivo pelo qual Deus permitiu o exilio babilônico
  
----------------------------------------- LEVITICO 25:2 – A expressão na terra que eu vos dou é um lembrete de que a terra pertencia a Deus .Os israelitas viveram nela por causa da graça do Senhor e sob a orientação divina. Todas as leis do Ano Sabático e do Jubileu foram baseadas nestas promessas .Se Israel seguisse as instruções divinas enquanto ocupasse a terra ,Deus abençoaria o povo abundantemente .
  
As ordenanças visavam á restauração da ordem social, que ficou estremecida com o passar do tempo.Caso essa ordem não fosse restabelecida , os ricos continuariam a ficar mais ricos e os pobres não teriam a oportunidade de escapar da pobreza.
  
Quanto ao dia reservado para adorar a Deus, um sábado ao Senhor é a mesma expressão usada para o sábado semanal (Lv 23:3) As pessoas descansavam uma vez por semana do trabalho que realizavam ; a terra deveria descansar de sua função um a cada seis dias .O principio que diz que a terra precisa de cessação de suas tarefas vem sendo redescoberto nos dias atuais e é praticado de várias formas pelos fazendeiros de muitos países .
  
O motivo pelo qual Deus permitiu o exilio babilônico
  
Os profetas acusaram Israel de muitas violações a esse fundamento. O autor de 2Crônicas explicou que a única razão para os setenta anos de exílio babilônico foi a necessidade de a terra desfrutar todos os anos sabáticos que não foram cumpridos porque Judá os ignorou (2Cr 36:21)
  
Foi exatamente isso que Deus prenunciou em Levitico 26:34-35 , na lista de maldições por causa da desobediência
  
Deus sempre pensou em proteger Israel ...Entenda o motivo do estabelicimento de certas leis .Só assim poderá entender como Deus amou e ainda ama o seu povo escolhido.
  
O ano do Jubileu
  
O ano do Jubileu Israelita (Lv 25:9) acontecia a cada cinqüenta anos .Era como um Ano Sabático (Lv 25:3-7), com a exceção de que o Ano do Jubileu também tinha o propósito de devolver as propriedades e as terras aos donos originais e os servos ás suas famílias (Lv 25:19).Isso significava que duas vezes a cada século a economia de Israel era de certa forma nivelada , embora a renda não fosse redistribuída. Os objetivos eram que nenhuma terra que pertencesse ás famílias ficasse permanentemente nas mãos dos credores , e que nenhuma pessoa estivesse definitivamente dedicada á servidão.
  
Cumprir o Ano do Jubileu significava deixar a terra descansar por dois anos seguidos
  
O Ano Sabático
  
LEVITICO 25:3-7 Não segarás . Segar e recolher com fins de armazenamento e venda não eram atividades permitidas no Ano Sabático.Entretanto aceitava-se a sega para suprir as necessidades diárias .Visto que o propósito dessas leis era promover a igualdade social em Israel , qualquer um independente da posição que ocupasse na sociedade , estava autorizado a pegar o que crescesse e onde crescesse
  
Até mesmo os animais selvagens são mencionados aqui ,para enfatizar que Deus supriria as necessidades de qualquer criatura .É claro que a provisão principal de Israel durante essa época era a grande safra produzida pelo povo um ano antes do Ano Sabático (v. 21-22)
  
LEVITICO 25:8-17 Estas passagens tratam da instituição do Ano do Jubileu . Após sete ciclos dos anos sabáticos , o qüinquagésimo ano seria o Ano do Jubileu . O sétimo mês era o começo do ano civil .
  
Seu décimo dia , o Dia da Expiação , era a da culpa . Apropriadamente , no ano de número cinqüenta deveria ser apregoada liberdade na terra a todos os seus moradores ; seria a libertação de todas as divida , da escravidão , e o final da separação do herdeiro da terra que ele havia herdado .
  
Conservando-se o conceito de que Deus era o dono da terra, nenhum israelita deveria vender a terra que lhe fora designada como herança . Se uma pessoa passasse por extremas dificuldades e fosse forçada , de fato ,a arrendar sua terra para um credor , tal situação só se sustentaria até o Ano de Jubileu , quando todos os débitos seriam perdoados . A “venda” ( o arrendamento de longo prazo) da terra era negociada de acordo com a quantidade de anos que faltavam para o Jubileu . caso faltassem muitos anos , o preço subia ; do contrário , o valor era menor
  
Esta norma objetivava permitir que cada família israelita tivesse a possibilidade de recomeçar sua vida de geração em geração , apesar do que acontecera no passado .
  
Deste modo , alguns anos de seguidas safras ruins não destruiriam o clã para sempre . Nem mesmo a negligência e a falta de moral do patriarca da família levariam seus descendentes á ruína por mais de uma geração . Infelizmente ,esta sábia provisão , planejada para dar esperança aos indivíduos e estabilidade social á nação , foi raramente cumprida .
  

Nenhum comentário: