
e- mail davidph@oi.com.br & blog davidphrj.blogspot.com &
canal youtube davidphrj.
Caro leitor se você precisar de orações mande-me um e-mail e estaria orando por sua vida.
ESTUDOS BIBLICOS (Assuntos diversos)
“ O saber ensoberbece ,mas o amor edifica”(1Corintios 8:1)
Paulo queria ensinar a igreja de corinto que sem o amor o conhecimento torna-se anti-social (1Corintios 13).
“todavia para nós há um só Deus ,o Pai, de quem são todas as cousas e para quem existimos ;e um só Senhor , Jesus Cristo ,pelo qual são todas as cousas , e nós também por ele”(1Corintios 8:6)
Os cristãos coríntios que alegavam ter conhecimento admitiam prontamente que o ídolo nada é (Isaias 37:19 ; Jeremias 16:20 ; Gálatas 4:8 ) e que só existe um Deus (Deuteronômio 6:4).Contudo Paulo não rejeita a idéia de ídolos ,porque embora esses deuses não sejam verdadeiros ,eles existem na mente daqueles que os adoram (1Corintios 10:20).
1Corintios 8:7 “Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.”
Explicação
Os cristãos mais maduros continuavam a comer coisas sacrificadas aos ídolos e por isso estavam levando os cristãos mais fracos a tropeçarem .Paulo ensina aos cristãos mais fortes a demonstrarem amor pelos mais fracos ,deixando de levá-los a pecar .
Consciência fraca
Alguns se achavam fortes quando têm apenas consciência insensível .Uma consciência não bem instruída pode condenar o que não está errado e deixar de condenar o que devia Apesar disso deve ser respeitada .
(Romanos 14:22). “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.”
Obs: As heresias surgem com esse propósito também .De fazer as pessoas perderem tempo condenando coisas que a bíblia não condena e deixando de condenar as coisas que a bíblia condena .
1 corintios 8:13 “ Se a comida serve de escândalo a meu irmão ,nunca mais comerei carne , para que não venha a escandalizá-lo”
A carne citada no texto acima refere-se aos alimentos que eram sacrificados a outros deuses.
Na antiga cidade de corinto , quando uma pessoa ia ao mercado para comprar alimento , em meio à carne vendida ,estava uma parte que havia sido oferecida a um deus pagão .Teoricamente , uma porção do sacrifício seria levada pelo deus ,sendo o restante deixado para que os sacerdotes comessem .O que eles não comiam era levado para o mercado .É possível que o cristão que comprasse a carne estivesse, inadvertidamente ,comendo carne oferecida a um falso deus .Surgiram duas escolhas filosóficas em Corinto que discutiam a questão .A primeira perspectiva era de que tal carne estava contaminada pela adoração pagã ,enquanto a outra visão sustentava que os cristãos poderiam comer tal alimento.
"Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência." (I Coríntios 10 : 25)
Algumas pessoas quando vão ao mercado acham que os alimentos foram sacrificados aos idolos porque observam uma imagem de escultura na parede .
Apenas aqueles alimentos que foram colocados aos pés dos ídolos são as coisas oferecidas a eles e não devemos comer .Nem adianta orar aquilo e depois comer porque estaríamos tentando a Deus.
1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
3Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças
(I Timóteo 4 : 1-3).
Se um Cristão vier a se divorciar deve ficar sem casar ou se reconciliar com a esposa (1corintios 7:10-11)
(Marcos 10:9-12)
Joel
CAPÍTULO 2:1
“TOCAI a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;”
Sião
( Se Refere a Jerusalém (Salmo 133:4) )
Trombeta
No hebraico (shophar) , da raiz (shãphar)
Era uma trombeta comprida de som doce e agradável , diferente do (qeren )
Nenhum comentário:
Postar um comentário